domingo, 30 de outubro de 2011

NO DESERTO CONHECEMOS QUEM NÓS SOMOS


O nome do livro Números foi tirado da versão grega do Antigo Testamento e refere-se aos dois recenseamentos de Israel (Nm 1.2; 26.2). Na versão hebraica do antigo testamento o nome deste livro é "No deserto", porque é o lugar onde se passaram todos os fatos narrados no livro. Queremos combinar estes dois temas e dizer que o deserto não era o lugar definitivo do povo de Deus, mas a terra prometida ainda deveria ser conquistada. Por isso ele manda contar o povo, para verificar seu poderio militar e para organizar a divisão da nova terra. Como muitos do povo não confiaram em Deus para essa conquista, estes morreram no deserto sem ver a terra prometida. assim Deus purifica seu povo da incredulidade. Depois disso, manda fazer uma segunda contagem (Nm 26.2), na qual dos homens da primeira lista só constam Josué, Calebe e Moisés. Não sobrou mais ninguém. E destes três, somente Josué e Calebe entrariam na terra, pois Moisés também ainda morreria.
Se sua vida hoje parece um deserto, lembre-se: é no deserto que somos preparados para conquistar o lugar prometido. É no lugar transitório que nos preparamos para o local definitivo. Somos convidados por Deus a realizar a contagem do que temos e do que somos. E se existir alguma incredulidade em nós, permaneceremos no deserto até que sejamos dela purificados. É neste lugar árido que descobrimos a água divina. Diz um hino lembrando o Salmo 23 e Daniel 3: "Aos pastos verdes, na sombra ou calor, Deus guia seus filhos em paz. As águas tranquilas de puro frescor, Deus guia seus filhos em paz. Pelas montanhas ou pelo mar, pela fornalha que vem nos provar. Pelas tristezas, mas sempre a cantar, Deus aos seus filhos em paz vai guiar". Ele se refere a Você. No deserto conhecemos quem é Deus e descobrimos quem nós somos.

domingo, 2 de outubro de 2011

O PRINCIPIO DA SABEDORIA

Você já parou para pensar no significado das palavras "temor do Senhor" ? Ou mais ainda, "o temor do Senhor é o principio da sabedoria" ? Esta frase pode ser encontrada mais de uma vez na Bíblia, em livros como o de Salmos e Provérbios. Mas afinal de contas, o que isto quer dizer ?


Primeiramente, comecemos pela palavra sabedoria. Nos dicionários encontraremos que ela é a qualidade de quem sabe muito, o acúmulo de muitos conhecimentos e a prudencia e moderação ao agir. Mas analisando o que a Palavra de Deus nos apresenta, a sabedoria divina, dada por Deus, capacita o homem a viver uma vida virtuosa, leal e satisfatória; seu valor é inestimável; muitos são os que buscaram esta sabedoria ao longo da história bíblica. Temos o claro exemplo de Davi e Salomão, responsáveis por boa parte da literatura sapiencial do Antigo Testamento; ou então o profeta Daniel, Josué, e tantos outros. Olhando para a vida destes homens, um modelo surge, e é por aí que devemos seguir para encontrar a sabedoria. O texto de Provérbios 9:10 nos diz exatamente a frase com a qual iniciei este texto "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria". E era exatamente isto o que os sábios homens relatados nas Sagradas Escrituras tinham em comum: temor do Senhor. Que não significa ter medo de Deus, mas pode ser conceituado como uma admiração reverente e resposta em adoração da fé ao Deus que se revela como criador, Salvador e Juíz. O que mais me chama atenção ao pensar na sabedoria não é nem tanto os benefícios que ela traz, mas o número de pessoas que a desprezam. Provérbios 1;7 diz que "os loucos desprezam a sabedoria e instrução", e estes além de desprezar a sabedoria estão desprezando o próprio Deus, pois não há temor do Senhor diante deles. E destes também temos muitos exemplos na Bíblia como os filhos de Arão, o profeta Balaão, o rei Manassés, entre tantos outros. Diante de tudo isso, eu te pergunto; que valor você tem dado a sabedoria ? De que maneira você a tem procurado? Não tem como viver uma vida virtuosa e satisfatória sem sabedoria, e não há sabedoria sem o temor do Senhor. Portanto, aplique a Palavra de Deus em sua vida, seja satisfeito Nele, e encontre o valor inestimável de temer ao Senhor, Criador, e Salvador de nossas vidas.