terça-feira, 11 de setembro de 2012

VOCÊ PRIORIZA A VONTADE DE DEUS ?

                                  
Pedro, aquele rude pescador a quem Jesus chamou para segui-lo, homem iletrado e sanguíneo, depois de, literalmente transformado pelo poder do Espírito Santo vivendo nele e através dele, e por meio de quem recebeu revelação divina, nos ensina que Deus já nos deu todas as coisas que necessitamos para viver, e que através de sua grandeza e poder também nos deu suas grandiosas e preciosas promessas, a fim de que por meio delas pudéssemos ser participantes da natureza divina e tivéssemos possibilidade, então, de fugir da corrupção que há no mundo e é causada pela cobiça. Mas ele continuou, declarando que isso apenas não nos basta. O esforço tem que ser maior e contínuo: “Empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos”. II Pedro 1:5-8.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS

Quando estamos atravessando algum tipo de deserto, nossa tendência natural é lembrar daquilo que não temos naquele momento. Mas será que aquilo que não temos é de fato algo que nos faz falta? Afinal, com tremenda facilidade somos enganados pelo que é desejo e não necessidade. Enquanto o povo permaneceu no deserto, durante 40 anos, murmuraram muitas vezes, queixando-se que não tinham ou queriam isso ou aquilo, porém, o que a Bíblia nos conta mostra outra realidade: “Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes quarenta anos o Senhor, o seu Deus, tem estado com vocês, e não lhes tem faltado coisa alguma” Deuteronômio 2:7. Olhe para o deserto que você está atravessando e pergunte-se: há realmente algo que tem me privado de viver dignamente? Ou estou com medo de aprender a viver unicamente na dependência de Deus, confiando que Ele suprirá todas as minhas necessidades?

domingo, 12 de agosto de 2012

UM PAI SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá. Salmo 127:3
Uma pátria é formada por familias. Se a familia que é a célula básica da sociedade está fora de controle, é porque os chefes da família; maridos e pais também estão fora de controle. Pessoalmente, considero que uma das principais razões pela falta de estabilidade e controle das famílias contemporâneas deva-se a desistência do marido ou pai em dar sua participação efetiva no lar. Podemos dizer que os pais estão fisicamente ausentes; não gastam tempo com seus filhos. Psicologicamente ausentes;suas mentes estão totalmente dirigidas a seus empregos, sendo passivos em relação a seus lares. E moralmente ausentes; pois possuem carência de ensino e orientação de valores morais e espirituais. Reconheço que há muitos bons pais, que se esforçam em exercer suas funções e é incontestável que um pai presente pode causar uma enorme diferença na vida de seus filhos. Podemos tomar como exemplo o desvelo do apostolo Paulo para com os seus filhos na fé que se encontravam em Tessalônica ( 1Tessalonicenses 2:7-14 ). Há neste trecho, pelo menos quatros conceitos de um bom pai. Eles são:
Amor: Paulo amou os seus filhos como qual ama que acaricia...esse era o tipo de cuidado que ele dispensava a seus filhos na fé. Pai, a maior necessidade de seu filho é ser amado. Você já disse a ele, repetidas vezes, o quanto o ama ?
Compromisso: Paulo comprometeu-se com os seus filhos. Ele ofereceu a eles não apenas o evangelho, mas sua vida. Além do sustento material, você assumiu o compromisso com o crescimento espiritual, moral, com a disciplina, correção e desenvolvimento da auto-estima na vida de seus filhos ? Ser pai não é brincadeira, exige esforço e dedicação.
Autenticidade: Paulo viveu uma vida autentica diante de seus filhos. Seu filho não exige perfeição, mas coerência, honestidade, e disposição em admitir seus erros. Se existe um muro de indiferença entre você e seu filho(a), talvez a melhor forma de derruba-lo seja tornar-se vulnerável a ele, mostrando seu lado humano, sensível.
Comunicação: Paulo era um pai comunicativo. Ele incentivava seus filhos, os encorajava a viver de modo digno diante de Deus. Talvez você esteja pensando: "Que pena, eu não tive uma pai assim". Não perpetue o que você não recebeu. Mude a história. Seja um pai diferente para os seus filhos. E se você não tiver filhos biológicos ? Faça como Paulo, seja um excelente pai para seus filhos na fé.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

EM QUEM VOCÊ CONFIA ?

Somos todos dependentes da graça de Deus – inclusive e até mesmo aqueles que ainda não se decidiram por permitir que ele seja Senhor sobre suas vidas, afinal, absolutamente nada acontece sem a permissão de Deus! – ou não afirma Provérbios 15:3 que “os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons”? Ora, se como eu, você de fato acredita que Deus conhece todas as nossas necessidades, então precisamos nos exercitar não apenas em crer, mas muito mais em confiar, que “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” Romanos 8:32. Desconheço as suas necessidades, mas tenho certeza que o cuidado e a provisão de Deus chegarão à minha e à sua vida, porque ninguém nos ama como Ele. Ou alguém mais já deu a vida por você, mesmo conhecendo suas muitas limitações?

domingo, 10 de junho de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

EM TEMPOS DE INCERTEZAS

Existem muitas incertezas nesta vida. São inúmeras as coisas que podem acontecer, talvez jamais imaginadas por você. Contudo aquilo que seus pensamentos, suas palavras e suas ações podem produzir são infinitamente mais importantes.  Jim Wright

É possível que você ganhe do seu consórcio aquele carro tão esperado; no entanto não seria prudente depender completamente desta possibilidade. Ou... talvez você possa ser atingido por um meteoro, mas seria uma tolice você não mais sair de casa, em função dessa possibilidade...

Em vez de se focalizar naquilo que pode vir a acontecer, e despender nisso uma grande energia, mantenha sua atenção naquilo que você tem diante de si, e no que de melhor você poderá fazer com aquilo que você já tem.

Levante a cabeça e siga adiante, contemplando as possibilidades que estão à sua frente. Estas, sim, são coisas nas quais vale a pena investir a sua energia, seu tempo e seus recursos. Encha a sua mente com a magnífica e animadora realidade de que Deus é bom - sempre bom! -, e tem absolutamente TUDO sob controle, mesmo aquilo que para você está completamente fora de controle. Para Meditação:Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.  Salmos, 13:5,6.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

COM MEDO?

Este mundo pode ser um lugar muito perigoso. Portanto, prossiga com cautela, mas – com toda certeza – prossiga. Assuma riscos calculados. Seja parte integrante da vida e não tenha medo dela. Os maiores pesares na vida são por aquelas coisas que nunca foram buscadas. Allen Dickson
Temos que evitar o perigo mas não ao extremo de evitar a vida. Em alguns momentos o medo pode se tornar mais danoso do que as coisas que se teme. Em tudo existe riscos. A vida neste mundo não pode ser isenta de riscos e nada – absolutamente – nos é garantido.

Aqueles que são bem sucedidos são os mesmos que estão dispostos a enfrentar riscos. Aqueles que se arriscaram a encontrar o verdadeiro amor se arriscaram a ter seus corações quebrados. Existem riscos em cada ação, porém, o risco da inércia pode ser muito maior. Quando você se esconde da vida, o que é que você está protegendo? O que mais existe para proteger?

Quando você participa, quando você toma uma ação, existe sim a possibilidade real de fracasso e desapontamento. Porém, quando você decide não tomar uma ação, o fracasso deixa de ser uma possibilidade para se transformar numa realidade. Permita que o seu medo o instrua e lhe prepare. Não permita que o paralise. Com os olhos, mente e coração voltados a Deus, movimente-se confiantemente e viva a plenitude que a vida pode lhe oferecer. Para Meditação: Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Romanos 8:31-32

terça-feira, 8 de maio de 2012

NÃO DESISTA !

A vida traz consigo dois mandamentos fundamentais: mandamento número 1: nunca desista!; mandamento número 2: sempre se lembre do mandamento número 1. Duke Ellington. A vida sempre terá seus desafios. Sempre haverá tempos árduos, situações difíceis, grandes obstáculos, barreiras e montanhas a transpor, apunhaladas pelas costas, coisas desagradáveis a enfrentar, desapontamentos com que lidar, e promessas a cumprir a si mesmo. Uma vez que agora você sabe de tudo isso, prepare-se. Esteja pronto. A única maneira de conseguir chegar aonde você deseja chegar é fazer o que precisa ser feito. Portanto, faça o mais rapidamente que puder; e faça as coisas certas, durante o dia, durante a noite; estando sozinho ou em companhia de outros; faça gratuitamente, ou ganhe para fazer; faça para si mesmo; faça para o mundo. No momento em que você deixar de fazer o que tem que ser feito as coisas simplesmente nunca serão feitas. Para Meditação: Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. Salmos 138:7

sexta-feira, 27 de abril de 2012

GRAÇA DE DEUS

Graça, segundo definição do dicionário, significa favor, perdão, benevolência. Mas quando pensamos na graça que Deus usou para conosco, nenhuma definição é capaz de realmente traduzir sua grandeza, que apenas realça nossa pequenez e impotência, diante de um amor que jamais seremos capazes de compreender plenamente. O amor de Deus! Foi pela graça – que custou a morte de seu único Filho, Jesus – que fomos reconciliados com Deus. Foi pela graça – porque a cruz está vazia – que fomos perdoados, que recebemos o dom de viver sem dores, sem culpas e sem enfermidades: no espírito, nas emoções, no físico. Aonde a fé e a escolha pessoal alcançar. É pela graça que se renova diariamente, através da misericórdia de Deus, que podemos abrir os olhos a cada nova manhã, e nos decidirmos a prosseguir a alcançar o Alvo. Perseverança também é graça. E é por essa graça, intraduzível e incompreensível, que precisamos desejar vivenciar o que Paulo afirmou com tanta convicção, porque viveu a graça da redenção: ”Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão” I Coríntios 15:10

"A verdade é que Deus ainda fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba." Jó 33:14

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O MELHOR AINDA ESTA POR VIR






John Erskine era um dos mais versáteis e mais instruídos de seu tempo, um verdadeiro Homem do Renascimento. Ele era um educador, considerado um dos maiores professores que já teve a Universidade de Columbia. Era um pianista de concerto, autor de sessenta livros, era o chefe da Escola de Música Julliard e era um orador espirituoso popular para muitos grupos. Ele tinha um entusiasmo contagiante para a aprendizagem. Os alunos frequentavam as aulas de Erskine não por sua carreira consolidada ou fama, mas pelo o que ele pensava deles. Erskine tinha a firme convicção de que o mundo não lhe pertencia, mas sim, para os seus alunos. Ele sempre dizia: Os melhores livros não foram escritos ainda. As melhores pinturas não foram pintadas ainda, os melhores governos ainda não foram formados. O melhor ainda está para ser feito por você! Era seu entusiasmo pela vida e otimismo para o futuro que se tornou seu maior atributo e herança. Todo homem tem momentos de entusiasmo e excitação. Alguns podem tê-lo por 30 minutos, outros por 30 dias, mas os que o tem por 30 anos são aqueles que triunfam na vida. Sempre olhe para frente e para cima. Suas maiores contribuições para a vida, sua melhor entrega, o melhor atendimento, o melhor do seu amor, ainda está para ser dado! 

Corramos com perseverança a carreira que tem pela frente.Hebreus 12:1.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes não sabes. Jeremias 33:3

Jesus: nosso Salvador


“Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca” Isaías 53:2-7. Jesus é Santo. Não tinha pecados, mas decidiu pagar o preço que eu e você não poderíamos pagar, para que através da sua morte todo ser humano recebesse a oportunidade de ser religado a Deus. De ser curado – não apenas no físico e nas emoções, mas principalmente no espírito, que é eterno. Mas ao terceiro dia a morte foi vencida para sempre pois Jesus ressuscitou!

segunda-feira, 26 de março de 2012

QUE FRUTOS VOCE ESTA PRODUZINDO ?

Jesus foi o maior contador de parábolas – parábola é uma narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante (dp) – tornando a memorização do ensinamento mais fácil ou,como Ele dizia, vedando a compreensão dos que não possuíam (e não possuem) discernimento espiritual. “Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’ "Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’” Lc 13:6-9. E as perguntas que ficam para nossa reflexão são: Estamos conscientes de que Jesus continua interessado em nos fazer frutificar? Estamos dispostos a avaliar as áreas em que não estamos frutificando? Estamos decididos a não apenas encarar a necessidade de transformação, mas principalmente termos atitudes práticas,para que não sejamos cortados da Videira?

quarta-feira, 21 de março de 2012

LEMBRANÇAS DE DEUS

Jamais apagarei o seu nome do livro da vida. Apocalipse 3.5
Depois que Moisés saiu do Egito com o povo de Israel e este chegou à fronteira de Canaã, o destino de sua viagem, ele enviou 12 homens com a missão de espiar a terra. Ao cabo de quarenta dias eles voltaram trazendo os seus relatórios. Dez dentre eles deram um parecer negativo e apenas dois, Josué e Calebe, apresentaram um relatório favorável, baseado na sua confiança em Deus. Contudo, o povo seguiu a maioria e rebelou-se. Por isso teve de peregrinar no deserto por quarenta anos até que toda a população adulta morresse, com exceção de Josué e Calebe, que conseguiram entrar na Terra Prometida. Foram recompensados porque confiaram em Deus e creram que poderiam ter conquistado o objetivo, enquanto a maioria rebelde não conseguiu receber o prêmio.  O apóstolo Paulo, comentando esse incidente, escreveu: ``Deus não se agradou da maioria deles, por isso seus corpos ficaram espalhados no deserto. Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más,como eles fizeram`` (1 Co 10.5,6). Josué e Calebe são lembrados como homens de fé. Mas, Josué e Calebe espiar a Terra de Canaã. No entanto, os nomes de todos eles estão escritos na bíblia, no livro de Números 13.3,16. Se os  nomes de todos estão aí, por que nos lembramos apenas de Josué e Calebe, e isso depois de bem mais que três mil anos...A razão é simples: somente Josué e Calebe perseveraram em servir a Deus, e para Deus é isso que importa, por isso preservou sua memória de forma destacada. No entanto, mais importante do que ser lembrado pela posteridade é Deus mesmo se lembrar de nós por toda a eternidade, conforme diz  Apocalipse 3.5. Josué e Calebe; dois nomes que Deus não esquece e que para nós vale a pena lembrar como exemplos.            

segunda-feira, 19 de março de 2012

APRENDA ABENÇOAR !

Sempre é tão mais fácil seguir a sugestão da nossa alma... se alguém nos ofendeu, a vontade é pagar na mesma moeda. Responder a um desaforo com outro desaforo. “Pagar” uma atitude má com outra pior. Espezinhar, maltratar, desprezar, criticar, judiar e outras atitudes semelhantes precisam ser desaprendidas. Ou não é isso que lemos em I Pedro 3:9-12?” Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal".  Início de semana sempre é oportunidade de colocarmos em prática atitudes difíceis, porém extremamente abençoadoras, afinal, sempre que obedecemos aos princípios designados por Deus, é impossível não sermos abençoados!

quarta-feira, 7 de março de 2012

RECUSE-SE A FICAR CONFUSO

Você está confuso? Há algo acontecendo em sua vida agora mesmo que você não compreende ? Talvez você esteja perturbado com as coisas que aconteceram em seu passado. Muitas pessoas hoje sofrem tremendamente com a confusão, mas esse nunca foi o plano de Deus. Ele não causa confusão, Ele quer acabar com isso. Deus não quer que você tente entender todas as coisas que acontecem em sua vida. Ele sabe o que está acontecendo, porque está acontecendo, e ele está no controle. Isso significa que você não tem de se preocupar e viver em confusão. Parece soar muito fácil, mas você pode ser totalmente liberto do tormento da confusão apenas ao recusar-se à tentação de tentar compreender todas as coisas. Assim, confie em Deus para cuidar de tudo o que diz respeito a você e desfrute uma vida tranquila.
Porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos. 1 Corintios 14:33.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DIREITOS


Um dos problemas da justiça neste mundo é a morosidade na resolução dos processos. Há pessoas que há anos esperam ter sua sentença julgada e, enquanto isso, ficam na cadeia. Outros estão presos sem jamais terem se envolvido em qualquer ação ilícita. Perder a liberdade não é uma boa situação para ninguém. Mas ser preso injustamente é infinitamente pior. Isso aconteceu com Paulo e Silas. Não apenas foram presos, mas surrados, e em público ! Não havia um processo formal contra eles, e isso era contra a lei local, pois eram cidadãos romanos. Apesar de Deus te-los usado na cadeia de maneira maravilhosa para que o carcereiro e toda sua família conhecessem a Cristo, Paulo reivindicou seus direitos de cidadão, exigindo que as autoridades viessem libertá-los pessoalmente. Eles se disculparam por sua ação injusta. Paulo e Silas agiram de maneira cidadã, e nos deixam o exemplo. Quantas vezes nossos direitos nos são negados, e o que fazemos...Em geral, nada ! Nem por nós, nem pelos outros. E muitos ainda se escondem atrás de um falso zelo religioso afirmando que é uma atitude cristã não reivindicar seus direitos civis. Mas Paulo nos ensina aqui o oposto: é preciso fazer valer o que é o nosso direito legal perante as autoridades governamentais. Nossa sociedade é injusta e parte dessa injustiça decorre de nosso silencio e da nossa convivência com o erro e com a própria falta de justiça. Ser cristão é também trazer a justiça do reino para todas as esferas da existência humana, de modo de que todas as pessoas sejam tratadas dignamente, como Deus as trata. Os cristãos não devem ser grosseiros, mas também não omissos, pois quando reclamamos pelo que é justo e direito, abrimos portas para a defesa de outros também. Portanto, conheça e faça valer seus direitos e os de seu semelhante, pois isso também é demonstrar amor e agir de maneira integralmente cristã.
O Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fieis Salmo 37:28
Se algo é justo e está ao seu alcance, entre em ação !